segunda-feira, 15 de maio de 2017

Pesto de agrião

Pra dizer adeus à monotonia (ou vazio...) no lanche da tarde: pesto de agrião com sementes de girassol, azeite de oliva extra virgem, alcaparras e pimenta do reino fresca servido com galletas de arroz integral.

Confesso que não sou muito fã de agrião mas, estava tãaao suculento que não resisti e fui muito feliz nessa escolha (juro que está delicioso). Rico em cálcio e vitamina C, o agrião fortalece o sistema respiratório. E as sementinhas de girassol paracem inofensivas, mas, são uma bomba de fibras e nutrientes (inclusive proteína)! A combinação desses ingredientes faz desse pesto uma preparação funcional rica em fibras, ferro, cobre, magnésio, vitaminas do complexo B, ácido fólico, vitamina E, polifenóis antioxidantes e glicosinolatos anticancerígenos. Naturalmente sem glúten, nem lactose, nem colesterol. Combinado com uma xícara de chá verde ajuda a terminar a jornada do dia com mais energia.

Como fazer? Muito fácil. Essa é o tipo de receita intuitiva cujo rendimento depende de quantidade de folha que se tem disponível e da potência do seu liquidificador ou processador.

Agrião (ou rúcula) 1 maço pequeno
Sementes de girassol 1 xícara
Azeite de oliva extra virgem suficiente para a mistura bater no liquidificador (bastante)
Sementes de pimenta do reino verde (frescas) 5 unidades
Salsinha fresca 5 raminhos (pode acrescentar outras especiarias, inclusive o manjericão)
Sal a gosto
Gengibre em pó 1 colher de chá

Bater as folhas com os temperos, sal e azeite no liquidificador. Adicionar as sementes e bater todos os ingredientes até formar uma pasta.

Guardar em recipiente fechado em geladeira por até 3 dias ou congelar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário