domingo, 10 de abril de 2016

Batata doce - ipomoea batatas




Nativa dos Andes, é hoje a 6ª. hortaliça mais cultivada no Brasil. Seus tubérculos adocicados são classificados em quatro variedades: de coloração branca, amarelada, vermelha ou roxa.  Deve ser consumida cozida em água ou vapor, assada ou grelhada, se possível com a casca (rica em fibras), sendo uma ótima opção para substituir eventualmente o pão no café-da-manhã ou lanche da tarde - 1 e ½ colher de servir equivale a 2 fatias de pão integral ou 150 quilocalorias.

Contém substâncias que reduzem a ação de enzimas tornando a sua digestão mais lenta, causando fermentação e formação de gases. Deixar as raízes de molho em água fria por algumas horas antes de cozinha-las pode amenizar esse efeito indesejável. 

Tem predomínio de carboidratos de médio índice glicêmico, ou seja, libera seus açucares na corrente sanguínea em uma velocidade média, fornecendo energia para todas as células do corpo. É fonte de cobre, manganês, vitaminas B5, B6, C e quantidade muito elevadas de vitamina A (comparável à cenoura).

Pela sua composição nutricional é energética, antioxidante (rejuvenescedora para as células), tonifica especialmente os sistemas imune e nervoso, a visão, a pele, além de favorecer ao bom humor e a eficiência do nosso relógio biológico.

A vitamina C é antioxidante (rejuvenescedora), antialérgica, fortalecedora dos sistemas imune, respiratório e cardiovascular, participa da formação do colágeno, do tratamento de diabetes mellitus, favorece a absorção de ferro (prevenindo anemia), protege contra o câncer e aterosclerose (entupimento das artérias do coração por excesso de gorduras acumuladas).

A vitamina A protege as funções visuais e o sistema respiratório, estimula a imunidade, fortalece a pele e protege contra o câncer.

Quanto mais colorida (amarela ou roxa), maiores teores de fitoquímicos apresenta na sua composição (como o betacaroteno, grupo de substâncias antioxidantes e rejuvenescedoras celulares, protetoras contra o câncer e diversas doenças de origem inflamatória).

As folhas também são comestíveis e tem alto teor de proteínas, mas, necessitam de cozimento para neutralizar o ácido oxálico, substância que impede a sua adequada digestão. O chá das folhas é considerado galactagogo (estimula a produção de leite materno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário