quarta-feira, 20 de julho de 2016

O que é que a rúcula tem?

Molho de rúcula, azeite de oliva extra-virgem e ervas frescas e pimentas suaves. Pode ser consumida pelos 3 doshas sendo mais indicada para Vata (pelo sabor picante). A mistura com o azeite de oliva, sal, especiarias e pimentas suaves "aquece" a sua potência no clima frio.



A rúcula ( Eruca sativa) é originária do mediterrâneo e da ásia ocidental. Faz parte da família Brassicaceae, a mesma da couve, mostarda, couve-flor, brócolis e repolho. Pertence ao grupo dos alimentos reguladores de funções biológicas e do equilíbrio ácido-básico - a manutenção do PH (a medida de acidez do organismo) na faixa ideal para o ótimo funcionamento das células.

É fonte de cálcio, magnésio, folato, contém fibras, altos teores de vitaminas C, A, K, fitoquímicos (betacaroteno, luteína e zeaxantina, canferol e quercetina) e ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3 (W3).

Contém muita água e, portanto, baixa densidade energética (quilocalorias). As fibras aumentam o volume fecal, estimulam o peristaltismo (movimento) intestinal, aumentam a flora bacteriana e produzem ácidos graxos de cadeia curta (substâncias anticancerígenas), auxiliam no controle de doenças como diabetes e hipercolesterolemia (colesterol alto), e proporcionam sensação de saciedade.

Pela composição de micronutrientes, é antioxidante, antialérgica, anti-inflamatória; protege contra o câncer por diversos mecanismos; fortalece a imunidade e o sistema respiratório; auxilia a visão, a regeneração muscular, a formação dos ossos e cartilagens.

O W3 refere-se a uma classe de gorduras poli-insaturadas com ação anti-inflamatória, fortalecedora das funções imunológicas, do sistema nervoso e da visão.

O betacaroteno é um pigmento natural que pode ser convertido no organismo em vitamina A, protegendo as funções visuais. Auxilia a produção de muco, regula e modula o sistema imune, o crescimento e a diferenciação celular – mecanismos protetores contra o câncer.

Canferol e quercetinas são flavonoides com ação antioxidante, anti-inflamatória, protetores contra doenças cardiovasculares e câncer.

A luteína e zeaxantina são antioxidantes que protegem as células contra a ação dos radicais livres e fortalecem as funções visuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário