quinta-feira, 10 de março de 2016

Os desafios do outono

 
     No dia 20/3 se iniciará o outono. Você está preparada (o)? Nem pensou nisso? Veja por que deveria se preparar.

     As estações do ano têm características que podem afetar a nossa saúde ao ocasionar agravações e desequilíbrios aos doshas. Entendendo as qualidades dos ciclos da natureza em relação às qualidades de Vata, Pitta e Kapha, podemos planejar a  rotina para contemplar as necessidades “doshicas” de cada estação.
     Os períodos intersazonais são chamados de rutu sandhi, e correspondem aos 7 dias no fim e no começo das estações. Nesse intervalo, o regime alimentar correspondente à estação anterior deve ser descontinuado gradativamente e um novo regime deve ser adotado suavemente. A descontinuação repentina ou a brusca adoção de uma nova dieta pode provocar o surgimento de desequilíbrios, decorrente da não adaptação à mudança de hábito (asatmya). O inverso, a persistência de um mesmo hábito alimentar, indiferente das variações sazonais, pode gerar o agravamento dos doshas (biotipos), pela incompatibilidade da dieta com o clima vigente.

     A transição do Verão para o Outono substituirá o clima intensamente quente e úmido pelo calor suave, com vento e a secura que permanecerá até meados de Abril, quando a temperatura começará a baixar trazendo um frio suave, vento e secura. Os atributos da nova estação influenciam fortemente a energia Vata em todas as pessoas podendo gerar constipação intestinal, ressecamento da pele, unhas e cabelos, dores articulares, rouquidão, insônia, ansiedade, medo e nervosismo, além da redução ou instabilidade do apetite.
     Para elaborar um plano nutricional e de rotina adequados à sua constituição o ideal é visitar um profissional, mas, algumas dicas são gerais e você pode experimentar por conta própria lembrando-se de observar atentamente os efeitos.
     Durante a quinzena de transição (7 dias antes da virada do outono e 7 dias depois), experimente e dieta anti ama (desintoxicante) com amplo uso de chás herbais e especiarias, além de massagens ayurvedicas com óleos vegetais (abhyanga, shirodhara).
     A dieta de transição deve ser leve e branda, de fácil digestão contendo alimentos frescos e caseiros. A rotina deve ser mais tranquila, evitando-se eventos noturnos e excesso de estímulos sensoriais. O período pede a prática de meditação para pacificar a mente e atividades físicas suaves.
Orientações dietéticas e de rotina
  • Não ingerir alimentos ou bebidas crus ou refrigerados.
  • Evite carnes, laticínios e ovos.
  • Preferir os legumes e verduras abrandados (refogados, grelhados, cozidos no vapor) às saladas cruas.
  • Cozinhar ou assar (rapidamente) as frutas temperando-as com especiarias como a canela, gengibre em pó, cravo, noz moscada, aniz estrelado e até uma pitada de pimenta do reino.
  • Consumir raízes como inhame, cará, batata doce, mandioquinha (exceto a batata inglesa) e cereais (arroz, aveia, quinoa) evitando alimentos preparados com farinha de trigo refinada (“branca”).
  • Preferir feijões de grãos pequenos como o moyashi, azuki e lentilhas, evitando os de grãos grandes como o preto, o branco, a soja e derivados.
  • Usar temperos picantes suaves (açafrão-da-terra, cardamomo, cebola cozida, coentro, cominho, endro, erva-doce, funcho, gengibre em pó ou fresco), e sal com moderção, evitando-se as pimentas excessivamente picantes como a malagueta e dedo de moça.
  • Ingerir água morna e chás herbais (erva-doce, capim limão, camomila, gengibre, canela) várias vezes ao dia. Uma boa forma de avaliação da quantidade adequada de líquidos é a cor da urina, que deve ser clara e suave;
  • Evitar melancia, melão, abacate e frutas muito ácidas, frutas oleaginosas (amendoim, nozes e castanhas), tomate, berinjela, pimentão, couve-flor, repolho, batata inglesa, fungos (shitaki e shimeji).
  • Evitar chá preto ou café em excesso (mais de 1 xícara por dia).
  • Os pães devem ser torrados para facilitar a digestibilidade e reduzir os efeitos da fermentação.
  • Após o jantar, manter um intervalo de 2 horas antes de se deitar. Se precisar, fazer uma caminhada leve (100 passos).
  • Evitar eventos noturnos.
  • Evitar alimentar-se em ambientes perturbados ou muito rapidamente. Mastigar adequadamente os alimentos e repousar os talheres entre as garfadas.
  • Suspender temporariamente o uso de vitaminas e suplementos alimentares.
  • Suspender o uso de bebidas alcoólicas, cigarros, drogas e outros estimulantes.
  • Descansar sempre que se sentir cansado, mas, não dormir durante o dia.
  • Evitar alimentos artificiais, junk e fast food, enlatados, refinados, embutidos, congelados, transgênicos, irradiados ou cozidos em microondas, excessivamente cozidos, velhos, envelhecidos ou recozidos.
As massagens ayurvedicas combinadas com sauna a vapor são recomendadas pela aplicação dos óleos corporais em temperatura morna, que mantém a nutrição da pele, cabelos e unhas. Outros benefícios são a estimulação da circulação, o relaxamento da musculatura e do sistema nervoso, aliviando os sintomas do estresse.
 
Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário