terça-feira, 10 de abril de 2018

Dosa de lentilha rosa



     O dosa é um crepe de leguminosas fermentadas. Aqui usei 1/2 xícara de lentilha rosa sem casca (100 g). Deixei os grãos de molho em água filtada por algumas horas e enxaguei. Bati no liquidificador com 1/4 de xícara de água. Deixei a massa descansando durante a noite coberta com uma peneira. Acrescentei sal e temperos secos (hj usei a massala para vata do Grão Vizir Especiarias em homenagem ao outono que chegou chegando: cúrcuma, erva doce, cominho, gengibre, coentro, mostarda, pimenta do reino e noz moscada). Daí foi só untar uma frigideira antiaderente com 1 fio de azeite e despejar a massa. Depois de uns 2 minutos dá pra virar a massa com uma espátula e fritar o outro lado. Rende 4 conchas rasas da massa ou 4 panquecas.

     Pra acompanhar, um patê de palmito (pra substituir os queijos de forma saudável e saborosa) e meu chá preferido de rooibos do Bistrô O chá.

     Essa receita custou menos de R$1,50 por pessoa. É nutritiva, saudável, gostosa, e sacia. É muito mais adequada do que a tapioca ou os pães sem glúten feitos com féculas refinadas e polvilho.

     A lentilha rosa é muito leve para a digestão, proteica (28% das suas calorias são oriundas das proteínas) e fonte de fibras, ferro, magnésio, manganês, fósforo, zinco, cobre, selênio, vitaminas B6, ácido fólico e tiamina. É considerada tridosha na Ayurveda e pode ser usada durante os tratamentos de destoxificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário