quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Nutrição para combater o cansaço



     A desconexão com a natureza, o olhar fragmentado para a vida, a sensação de não pertencimento, a insegurança, a falta de comunhão e de afeição drenam a nossa energia.

     O cansaço não é um demérito. É apenas um sinal de que houve uma sobrecarga. É a maneira que o corpo encontra de chamar a atenção para a necessidade de parar e se cuidar. Quando esse chamado é negligenciado, só resta ao corpo (e à mente) doer.


     Diante das demandas infinitas da vida moderna, é preciso ter perspectivas baseadas em motivações genuínas para dedicar esforços ao que realmente importa e abstrair os chamados superficiais e inúteis, que consomem o nosso tempo e a qualidade de vida em troca de recompensas fúteis e adoecedoras.

     A alimentação é uma necessidade básica humana. O seu saldo é a construção, sustentação e reparação de todas as nossas células e tem impactos no entusiasmo pela vida.
Ao comer alimentos ultraprocessados (muito distantes da sua forma original), aditivados com substâncias químicas, contaminados, e manipulados sem cuidado, a parte química pode até ser abastecida, mas, a informação sutil que essa matéria trará para o corpo é de desconexão e desequilíbrio. Além disso, comer com pressa, com raiva, por ansiedade, faz crescer o bolo de estresse, enviado goela abaixo para todas as células, servindo (química e energeticamente) de fermento para estados mentais negativos, como insônia, nervosismo, depressão, ansiedade e letargia.

     O meu desejo nesse início de ano é que você pare um pouco , respire e descanse. Que dedique um tempinho para avaliar a qualidade da sua alimentação e se organize para se abastecer de alimentos in natura, ricos em vitalidade. Que você se inspire a voltar para a cozinha e preparar as suas refeições com a alegria de quem se ama e por isso se cuida. Essa é uma tarefa intransferível. A indústria, os supermercados, os médicos não podem fazer esse papel por nós.

     O meu convite é que você desconfie que há uma maneira diferente de saborear o ano que está começando. Que você merece ter uma boa saúde e longevidade para viver uma vida plena e com significado.

     Experimente a meditação do chocolate e se abra para essa nova forma de dar significado à sua alimentação.



     Conte comigo.

     Feliz 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário