quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Quem tem medo de panela de pressão?

A panela de pressão é indispensável na cozinha de vegetarianos que devem consumir leguminosas diariamente (feijões, lentilhas, grão-de-bico).

As vantagens da cocção na pressão são a economia de tempo (e gás) e não ser necessária a adição de óleo, mas, são necessários alguns cuidados para evitar acidentes.
Invista em uma panela de qualidade, com selo do Inmetro.

Respeite o limite máximo da sua panela, não enchendo demais com alimentos e excesso de água para evitar vazamentos e o entupimento da válvula. O líquido deve preencher apenas 1/3 da panela.


Pode-se usar os temperos em pó (centro, louro, cominho, cúrcuma, gengibre, sal) mas, algumas pessoas têm medo de que eles entupam a válvula. Nunca vi isso acontecer, mas, é possível. Por isso,

Lave sempre a válvula com escovinha e sopre sempre que for usar pra ter certeza de que ela não está entupida. Também se pode usar um palito de dente para desentupir os furinhos.

Certifique-se de a borracha está encaixada pelo lado certo e que a tampa está fechada firmemente.
Fique atento ao barulho do vapor porque, às vezes, mesmo quando a tampa parece estar fechada, a pressão não “pega”. Sempre que perceber algum barulho ou vazamento estranho, desligue o fogo, libere o vapor e encaixe novamente a tampa para continuar a cocção.

Respeite o tempo de cocção indicado na receita, caso contrário, o alimento vai se desmanchar.

Inicie a cocção com fogo alto e, quando a válvula começar a apitar, abaixe o fogo.

Para soltar o vapor, pode-se colocar a panela dentro da pia e molhar a tampa com água fria (não despejar água sobre a válvula, somente sobre o metal) ou esperar que o vapor saia pela válvula naturalmente (mais demorado e tem o risco do alimento continuar cozinhando e se desmanchar).

Nunca abra a panela sem ter certeza de que todo o vapor já foi liberado.

Lave sempre a borracha para evitar o acúmulo de resíduos.

Confesso que levei anos para ter intimidade com a panela de pressão e hoje não desgrudo da minha que trabalha todo dia aqui em casa preparando leguminosas e raízes. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário