quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pode comer macarrão?



Macarrão pode? Claro que sim. Macarrão é derivado de trigo (ou de outro cereal) sendo uma fonte de carboidratos, o grupo de nutrientes que nos dá energia.

Então, por que fiquei louca quando entrei na cozinha e vi esse prato da foto da esquerda como almoço de uma pessoa querida?
Porque essa é a pior forma de comer macarrão: refinado (não integral), em grande quantidade, regado em óleo e mal acompanhado de salsicha...






Esse prato está desequilibrado com excesso de carboidratos (cujo excesso se estoca na forma de gordura), tem alto índice glicêmico (demanda muita insulina, sobrecarregando o pâncreas), sem fibras (que promoveriam saciedade), vitaminas e minerais. E o pior, sem sabor...

Uma massa equilibrada deveria ter muitos legumes e verduras, uma parte pequena de macarrão integral e, se possível, alguma leguminosa (lentilhas, ervilhas, grão-de-bico ou feijões). Mais ou menos como no yakisoba só que com menos óleo. Se a massa for integral, melhor ainda.

A foto da direita mostra uma preparação equilibrada e saborosa: espaguete integral com molho branco de couve-flor e lentilhas e couve orgânica. Para dar sabor, muitas especiarias, cebolinha fresca, pimentinha biquinho e sementes de abóbora.

De quebra, a couve a a couve-flor são ricas em glicosinolatos, substâncias protetoras dos pulmões, que ficam sensíveis ao pólen da primavera. Em linguagem ayurvedica, ambas são anti-kapha, ótimas para essa estação.

Fica a dica da Nutri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário