domingo, 11 de outubro de 2015

Tapioca integral

A onda "glúten free" trouxe a tapioca de volta à mesa. Mas, por si só, a tapioca ou fécula de mandioca, não é um alimento muito interessante porque só oferece carboidratos (açúcares) com quase nada de minerais, vitaminas e fibras. Além disso, os tradicionais recheios como geleia de frutas, queijo, leite condensado, acrescentam muita gordura e mais açúcar. Por quase não conter fibras, a tapioca comum é digerida muito rápido e logo você sente fome novamente.
A minha dica é enriquecer a tapioca adicionando flocos de quinoa (ou aveia) e chia. Dessa forma a fome fica saciada por muito mais tempo e a preparação (sem glúten e lactose) ganha fibras, proteínas vegetais, cálcio, ferro, manganês, fósforo, zinco, cobre, magnésio, selênio, vitaminas do complexo B e vitamina E.
Para melhorar ainda mais o menu, recheie com opções não açucaradas e ricas em fibras e nutrientes como patês vegetais de grão-de-bico, lentilhas ou ervilhas, legumes e folhas cruas (ou ligeiramente refogadas), brotos, especiarias frescas como folhas de manjericão, e azeite de oliva extra-virgem ou óleo de coco.
Ingredientes
Tapioca hidratada, 2 partes
Quinoa branca em flocos, 1 parte (dá acerto com até 2 partes)
Chia – sementes, 1 pitada
Preparo
Em um vasilhame seco misturar os ingredientes.
Aquecer uma frigideira antiaderente em fogo baixo e espalhar a massa uniformemente em formato redondo (como panqueca). Se precisar, usar a parte abaulada de uma colher para “alisar” e uniformizar a massa. Aguardar de 10 a 15 segundos para cozinhar o lado de baixo da massa. Com uma espátula virar a tapioca e aguardar mais 10 segundos para cozinhar o outro lado. Está pronta para servir.
 
Bom apetite!
Se curtiu, compartilha!
 

2 comentários:

  1. Adorei sua receita e vou aderir,mas tenho uma pergunta! A quinua tem que ser cozida antes?
    Obrigada é grande beijo!🙏💚

    ResponderExcluir