segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cardápio para a Primavera: temperos picantes como antídoto para a umidade

    
     A primavera é a temporada de celebração à fertilidade, quando a Mãe Natureza desperta, brota e floresce colorindo e aromatizando o mundo. Nesse período, os atributos positivos da energia kapha (terra + água) inspiram ao afeto, tolerância, compaixão, estabilidade, serenidade, vigor e resistência física. É um bom momento para estimular a fé, o perdão e distribuir abraços calorosos.

     Viver em harmonia com as leis da natureza significa constantemente equilibrar a nossa ecologia interna com a impermanência do meio ambiente, adaptando os nossos hábitos às variações climáticas e sazonais para contemplar as particularidades de cada período.
 
     Na primavera deve-se priorizar os alimentos amargos (folhas verdes como a catalonia, café, chá verde), adstringentes (feijões, couve, nabo, cúrcuma, chá verde, romã, aipo, alface)e picantes (especiarias como o gengibre, cardamomo, cominho, pimentão ) para auxiliar a remover o excesso de umidade do organismo. Em contrapartida, reduzir os sabores doce e salgado que causam acúmulo e estagnação de água no organismo. Recomenda-se evitar alimentos muito oleosos e doces (excesso de castanhas, bolos, cremes como chantili, sorvetes de massa, queijos gordurosos), ácidos (iogurte, vinagre), assim como o excesso de sal, laticínios, bebidas geladas e os alimentos muito processados.

 
     As especiarias ótimas para o período são o gengibre, mostarda preta, canela, açafrão-da-terra, feno-grego, pimenta do reio, cominho, coentro. Outras como alecrim, alho, assafétida, cardamomo, cravo, funcho, louro, manjericão, menta, noz moscada, orégano, salsa, sálvia e tomilho também podem enriquecer a dieta. O limão é considerado uma especiaria digestiva e desintoxicante.
 
  • Recomenda-se como desjejum um chá morno com 1 xícara de água, suco de ¼ de  limão e 1 colher de chá de mel.
  • O chá de eucalipto é bem vindo para aliviar o sistema respiratório. Hibiscos, rosas e dente de leão são indicados para aliviar a retenção de líquidos. O chá verde é adstringente e auxilia a digestão das gorduras. 
  • Pode-se fazer monodieta (por um dia a cada 15) com suco de maçã e vegetais, romã ou de berries como amoras, framboesas e mirtilo.
  • Preferir a maçã, aipo, alcachofra, bardana, brotos, alface, cogumelos, cenoura, espinafre, evitando o melão, banana e pepino.
  • É tempo de explorar os vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, couve, mostarda, repolho, rabanete – temperados com gengibre), assim como as leguminosas (grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, favas e feijões – temperadas com louro e assafétida).
  • Prefira os cereais integrais aos refinados – arroz integral, quinoa, cevada, trigo sarraceno e painço.
  • Moderação com o leite de vaca e derivados.
  • O mel é adstringente, um excelente pacificador da energia kapha e pode fazer parte dos chás e bebidas (não deve ser fervido).
  • O tofu é um “queijo” derivado de soja, com pouca energia (kcal) e rico em cálcio, um substituto temporário e parcial aos laticínios.
     A foto principal é de uma caponata de pimentões e especiarias di-vi-na!


     Escolha pimentões orgânicos firmes, com a coloração bem intensa e remover as cascas (muito indigestas): com o auxílio de uma pinça de inox, colocar 1 pimentão de cada vez direto na chama do fogão até a casca ficar preta. Rodar o pimentão aos poucos até que toda a casca fique preta. Sobre uma tábua de corte, segurar o vegetal pelo cabinho, raspar a casca com a pinça ou uma colher, lavar o pimentão descascado e deixar em uma peneira para escorrer. Repetir o processo com os 3 pimentões,  remover as sementes e cortar em lâminas compridas. Em um vidro limpo e esterilizado, adicionar os pimentões, cobrir com azeite de oliva extra-virgem e adicionar as especiarias da sua preferência: alecrim, zimbro (as bolinhas pretas da foto), alho (opcional), pimenta do reino seca e inteira, pimenta biquinho e 1 pitada de sal. Servir com pão fresco!


    Ao final da primavera, quando o calor se intensificar, a dieta deve gradualmente se tornar mais resfriante para evitar o agravamento da energia de fogo (Pitta).

Até lá! Namastê
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário