terça-feira, 14 de julho de 2015

Massala Chai

 
MASSALA CHAI (ou apenas Chai) é uma bebida aromática e deliciosa muito tradicional na Índia, preparado a partir da massala (mistura) de canela, cardamomo, cravo, gengibre, pimenta do reino, açafrão da terra, erva-doce, anis, chá preto e leite. Algumas cafeterias o chamam de Chai Latte.

Pela sua potência aquecedora, é especialmente recomendada para o outono e inverno. Além de saboroso, o Chai pode ser considerado uma bebida “funcional”, que oferece benefícios à saúde, além do sabor. As especiarias enriquecem os sentidos, fortalecem o ciclo completo da digestão e protegem o organismo (efeito antioxidante). Elas aumentam o calor interno (agni), a produção de enzimas, promovem a circulação, o peristaltismo do trato gastrointestinal e a atenção da mente aos processos da digestão. Algumas especiarias picantes, como o gengibre, têm efeito termogênico (melhoram o desempenho do metabolismo ao gerar calor) e funcionam como agentes terapêuticos em doenças de resposta inflamatória, favorecendo à saúde cardiovascular.
 
Recomendo o chai especialmente para quem deseja reduzir o consumo de café. Nesse caso, deve ser preparado sem o chá preto.

Ingredientes
Água filtrada 500 ml, 2 xícaras
Leite de vaca ou vegetal 500 ml, 2 xicaras
Massala para chai 1 colher de sopa
Chá preto 2 saquinhos, opcional
Açúcar mascavo A gosto, opcional
Preparo: Em uma leiteira aquecer a água com o chai massala e o chá preto por 3 minutos. Adicionar o leite (de vaca ou variação vegetal – arroz, aveia ou castanhas) e desligar o fogo. Coar e servir.
Rendimento: 1 litro

O chá preto é opcional e não deve ser consumido após as 18 h, pois, contém cafeína, uma substância estimulante. O leite também é opcional, pode-se preparar o Chai apenas com as especiarias, dobrando o volume de água. Experimente todas as variações.

Você pode preparar a sua própria massala em casa com as especiarias em pó da sua preferência ou comprar a massala pronta. O preparo pode variar conforme o gosto ou costume local: por exemplo, alguns combinam todos os ingredientes logo de início, esperam levantar fervura e então imediatamente coam e servem; outros deixam a mistura ferver por mais tempo, ou começam fervendo as folhas de chá e só adicionam as especiarias no final (ou vice-versa).
Recomendo a massala para Chai da loja Grão Vizir Especiarias (SP).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário