quarta-feira, 1 de julho de 2015

Alívio imediato - técnicas ayurvédicas para respirar melhor

A respiração é a função mais vital e urgente do nosso complexo organismo, o meio de obtermos oxigênio – o transportador de energia vital - para nutrir todas as nossas células. Podemos passar dias sem comer ou beber, mas, cinco minutos sem respirar são suficientes para entrarmos em um curto circuito irremediável.

Na presença de oxigênio, o metabolismo é estimulado. Dessa forma, tudo o que enriquece o organismo com oxigênio contribui para o bom funcionamento do metabolismo: exercícios aeróbicos, pranayamas (exercícios respiratórios do yoga), respirar ar puro, controle do estresse, limpeza dos seios da face (Jala Neti ou Nasya, técnicas ayurvedicas) e, claro, a dieta.

Por outro lado, tudo o que empobrece o fornecimento de oxigênio para o organismo enfraquece e desacelera o metabolismo: o sedentarismo, o cigarro, a poluição, a anemia ferropriva, o estresse (que altera o fluxo da respiração tornando-a peitoral e superficial), obstrução nos seios da face e doenças obstrutivas das vias respiratórias.

Nesse período frio, de extrema secura e altos índices de poluição, é preciso ter cuidados para prevenir ou reduzir o bloqueio nasal, a rinite e a sinusite – uma inflamação dos seis da face que causa dores, coriza, tontura, febre e fadiga.

A Ayurveda e o Yoga nos oferecem algumas técnicas para cuidar do sistema respiratório: o jala neti - a limpeza dos seios da face com soro fisiológico, e o nasya – a aplicação de óleos medicados nas narinas.  O jala neti é uma técnica simples e muito eficiente que pode ser feita diariamente, em períodos de crise, ou esporadicamente para prevenção e manutenção. Melhora o fluxo da respiração ao remover o muco excessivo e microorganismos indesejáveis dos seios da face, diminui os sintomas de alergias, resfriados e da sinusite.

Vou listar algumas dicas e você poderá assistir ao vídeo para visualizar melhor o procedimento. Pode-se fazer na pia do banheiro ou durante o banho, onde prefiro. Prometo que você não vai se afogar...

1. Separe uma quantidade de soro fisiológico morninho (na temperatura do corpo) e um neti poti (ou seringa) (deixar o frasco de soro sob a água quente do chuveiro durante o banho já é suficiente para amornar o líquido);
 2. Preencha o neti poti até a metade;
 3. Incline a cabeça para a lateral, encaixe a ponta do neti poti numa narina e respire pela boca enquanto despeja o conteúdo. O líquido sairá pela outra narina naturalmente;
 4. Quando terminar de despejar o líquido, inspire pela boca e faça expirações fortes para eliminar o resíduo de líquido de dentro das narinas (não tampe o nariz para não fazer pressão excessiva nos ouvidos);
 5. Repita o procedimento na outra narina;
 6. Inspire pela boca e faça expirações fortes para eliminar o resíduo de líquido das narinas;

Finalização (opcional) - quando perceber que as narinas estão completamente secas, pode pingar 2 gotas de óleo de gergelim morninho em cada lado para manter a lubrificação e umidade das narinas. Depois, beba um chá morno para aliviar o sabor do óleo na garganta.



Esse procedimento não é aconselhável se você já estiver com as narinas obstruídas ou for uma obstrução crônica. Nesses casos, procure um terapeuta ayurvedico para que ele faça o procedimento corretamente.

No consultório, o nasya - procedimento de limpeza dos seios da face,  é complementado com massagem facial e inalação de ervas, causando um alívio profundo (Recomendo a terapeuta Fabiana Branco Lara da clínica Cítara - 11-3814-0700).

Se quiser informações mais detalhadas, recomendo a leitura do livro Neti: segredos terapêuticos do Yoga e Ayurveda, do David Frawley.

Boa sorte!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário