sexta-feira, 3 de março de 2017

Sobre a importância das folhas

Tenho me dedicado a inspirar meus pacientes a comerem folhas variadas rotineiramente. Além de saborosas, estas são fontes de nutrientes preciosos como vitaminas C e A, ácido fólico, magnésio, fitoquímicos que fortalecem a imunidade, protegem nosso organismo contra microorganismos indesejáveis, contra o câncer, têm fibras que facilitam o bom funcionamento intestinal e promovem saciedade, tonificam o fígado, são altamente proteicas e têm pouquíssimas calorias. 
São ricas em prãna (vitalidade), tornam a nossa mente mais leve e refrescam nosso organismo. Podem ser consumidas cruas na forma de salada ou suco verde mas, para intensificar o sabor, facilitar o consumo e digestão de mais volume, podem ser rapidamente refogadas em um fio de óleo vegetal e especiarias como o alho poró, gengibre em pó, cominho, ou qualquer outra da sua preferência e criatividade. 
Mas, todo esse post (e essa foto sem filtro) é para mostrar que esse refogado deve ser muito rápido, só um susto de 1 minuto e não uma cocção longa. A coloração verde intensa mostra que o magnésio presente na clorofila está preservado. A coloração amarronzada mostra que o cozimento passou do ponto, que nutrientes importantes foram degradados, além de prejudicar o visual do prato (isso é comum nos buffets de restaurante a kg). A foto é de uma couve chinesa e veja que os talos também são deliciosos, nutritivos e devem ser aproveitados. Prefira as folhas orgânicas, da estação e lembre-se de higienizar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário