segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Hortisucos

(Vitaminas de: maçã, polpa de coco e raiz de erva-doce; Maçã, cenoura, goiaba e chia; Maçã, abacaxi, erva-doce e castanhas do caju)

     Sucos e drinks reparados com frutas e verduras são muito saborosos, nutritivos e refrescantes, ótimas opções para iniciar o dia ou para os lanches (da manhã ou tarde) no clima quente (primavera e verão).
     Os sucos naturais são saudáveis, têm ação rejuvenescedora, fortalecedora do sistema imunológico, aumentam a energia e vitalidade porque são repletos de vitaminas, minerais e fitoquímicos, substâncias antioxidantes (leia-se rejuvenescedoras) exclusivas do reino vegetal. De acordo com a combinação de ingredientes e presença de fibras também podem facilitar ao emagrecimento.
     Beber sucos frescos é uma forma prática de ingerir as porções diárias recomendadas de frutas e verduras (de 5 a 9 porções/dia). Além disso, preparações caseiras são livres de açúcar, gorduras trans, conservantes e corantes prejudiciais à saúde. Consumidos em jejum (com o estômago vazio), são rapidamente absorvidos.
     Os sucos preparados em centrifuga são concentrados, com alto valor energético (calorias) e destituídos de fibras, portanto, leves para a digestão e recomendados para quem deseja recuperar o estado nutricional (ganhar peso ou repor nutrientes), para convalescentes ou crianças com o apetite fraco. O bagaço pode ser usado na confecção de pães e bolos.
     As preparações no liquidificador tem consistência de vitamina pela presença de fibras, importantes para a saciedade (estas são pesadas para a digestão), ao bom funcionamento intestinal e para a redução de colesterol. A adição de cereais como flocos de quinoa ou de aveia, assim como as castanhas aumenta o teor de fibras. Em geral, as vitaminas têm índice glicêmico mais baixo que os sucos coados ou peneirados (o açúcar natural das frutas é absorvido lentamente), sendo mais recomendadas para o objetivo de emagrecimento e em caso de Diabetes Mellitus. Pode-se adicionar água, água de coco, infusões de ervas ou suco de limão para ajudar a homogeneizar as polpas.
     As preparações mistas com muitos ingredientes, a despeito de sua riqueza nutricional, podem ter a digestão complexa e pesada pela combinação de muitos nutrientes, fibras, gorduras, etc. Algumas pessoas relatam a perda de apetite, gases, sensação de peso ou desconfortos gástricos ao consumir os hortisucos em excesso. A potência digestiva de cada um de nós é ímpar, por isso, recomendo que experimente as variações e observe o seu conforto digestivo para decidir quando e como consumir essas bebidas.
     Prefira vegetais e frutas orgânicos e utilize os ingredientes integralmente, com casca (exceto as cascas duras como do inhame). É importantíssimo lavar e higienizar todos os ingredientes que serão consumidos crus e com casca (mesmo os orgânicos). O ideal é usar uma escovinha exclusiva para remover mecanicamente os contaminantes, deixa-los de molho em água fria com hipoclorito de sódio (de acordo com a recomendação do fabricante) e depois enxaguá-los novamente em água corrente.
Lembre-se que os agrotóxicos são sistêmicos, ou seja, penetram na polpa, portanto, se você não confia no vegetal que está consumindo e despreza as cascas por desconfiar de contaminação, a polpa também estará impregnada (embora a concentração de contaminantes seja maior na casca do que na polpa pelo contato direto com essas substâncias). Nesse caso, é melhor optar por outro ingrediente mais confiável.
      Prepare os sucos a partir de hortifrútis frescos, em bom estado, e beba imediatamente para obter o máximo de benefícios e evitar a oxidação dos ingredientes que ocorre naturalmente pelo contato com o ar e luz, mesmo sob refrigeração.

  • Nota ayurvedica:
    Para pessoas de natureza Vata ou com apetite fraco, os sucos (peneirados) de frutas doces são mais adequados (evitando-se as folhas amargas). Pode-se adicionar óleos como o de coco ou linhaça, sementes como amêndoas, chia e linhaça e especiarias quentes como o gengibre, canela e açafrão-da-terra. Consumir de 2 a 3 doses por semana no clima quente.
    Pessoas de natureza Pitta e/ou Kapha ou com apetite forte, as vitaminas ricas em fibras (não peneiradas) serão mais indicadas para dar saciedade e refrescar o organismo. Consumir diariamente no clima quente.

Ingredientes
A combinação dos ingredientes abaixo permite uma lista infinita de receitas. Use a criatividade e sensibilidade de acordo com o seu paladar.

Base Maçã
Cenoura
Laranja
Lima da pérsia
Pepino
Limão
Líquido Água
Água de coco
Infusão de ervas
Suco de laranja
Frutas Todas
Cacau
Folhas Couve
Alface
Rúcula
Agrião
Salsão
Repolho
Legumes  Pepino
Abobrinha
Beterraba
Brócolis
Aspargos
Raízes Inhame
Batata yacon
Oleaginosas Amêndoas
Castanha do Brasil ou de caju
Linhaça
Chia
Sementes de girassol ou abóbora ou cânhamo
Óleos Óleo de linhaça, de coco
Especiarias frescas Limão
Gengibre
Cúrcuma 
Hortelã
Capim-cidreira
Erva-doce
Salsa
Manjericão
Alecrim
Adoçantes naturais (opcionais) Mel
Agave
Tâmaras
Açúcar de coco
Recomendo:
     A adição de sementes e oleaginosas para favorecer a absorção de vitaminas lipossolúveis como a A, E e K. Pelo mesmo motivo, pode-se adicionar uma colher de chá de óleo de linhaça ou coco, assim como o leite de coco. As sementes de chia e linhaça são ricas em ômega 3, um tipo de óleo com ação anti-inflamatória e fibras (estas devem ser adicionadas ao liquidificador ou ao copo de suco pronto, quando este for preparado em centrífuga).
     Os brotos germinados a partir de sementes (ex: feno-grego, gergelim, girassol, trigo) são um bom incremento de clorofila e fibras. Evite os brotos de leguminosas (alfafa, feijões e lentilhas).
     O gengibre fresco e a canela em pó ajudam a neutralizar o efeito excessivamente resfriante de alguns vegetais como o pepino e brócolis, favorecendo a digestão além de terem ação anti-inflamatória, antioxidante e termogênica (observe possível azia ou queimação). O açafrão-da-terra (cúrcuma) pode ser utilizado com a mesma finalidade, porém, tem sabor amargo e deixará os utensílios intensamente amarelados.
     Não há necessidade de adoçar os hortisucos.
     A batata yacon ajuda a reduzir o índice glicêmico das preparações, além de ser bem saborosa. Porém, algumas pessoas referem desconforto intestinal ao consumi-la.  Experimente e observe.
     A água de rosas, um ingrediente adicional, tem sabor delicado e ação refrescante.
     Remova as sementes de laranja, limão, pelo seu sabor amargo.
     Consumir em temperatura ambiente. Se os ingredientes estiverem refrigerados, pode-se adicionar um pouco de água quente para regular a temperatura.
     Preferir combinações simples, com menos ingredientes em cada porção, variando as combinações a cada dia ao longo da semana.

Não recomendo:
     O uso de cebola, alho, alho poró e pimentão por serem excessivamente picantes.
     Soja (na forma de leite, tofu ou extrato em pó) por se tratar de uma leguminosa de difícil digestão.
     A espirulina (alga) pode ser adicionada com o objetivo de complemento proteico, observando-se que contém altos teores de sódio (contraindicada para o objetivo de emagrecimento e em caso de hipertensão arterial).
Cautela
*O pepino é muito utilizado (de preferência com a casca) como base para os sucos pela sua alta concentração de água. Porém, ao consumi-lo muitas pessoas referem desconfortos gástricos, dificuldade digestiva e até coceira na boca. A melancia e o melão também podem ser difíceis de digerir.
Experimente e observe.

Dicas de combinações saborosas:
Maçã, laranja lima, cenoura, beterraba e gengibre
Maçã, água de coco, folhas de couve e hortelã
Maçã, pepino, couve, agrião e gengibre
Laranja e agrião
Cenoura e espinafre
Inhame, pera e couve
Limão, agrião, hortelã e mel
Beterraba, grapefruit e lima da pérsia
Maçã, damasco e canela
Pepino, aipo, abóbora e erva-doce
Aspargo, aipo e cenoura
Tomate, aipo e manjericão
Amora, maçã e abacaxi
Pêssego, damasco e manga
Laranja, kiwi e espinafre
Tomate, cenoura e alecrim
Abobrinha, alface e salsa
Pepino, agrião e limão
Melão, framboesa e hortelã
Abacaxi, laranja e coco
Cenoura, aspargo e capim limão (raiz)
Pera, papaia e gengibre
Maçã, limão e erva-doce (bulbo)
Abacaxi, lima da pérsia e batata doce
Abobrinha, pepino e hortelã
Aipo, cenoura, limão e mel
Maçã, morango, lima da pérsia e gengibre

Marise Berg
Nutrição Funcional & Ayurveda
Nutricionista CRN-3 41382


Nenhum comentário:

Postar um comentário