segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Feijão maravilha


     Depois que a OMS classificou as carnes processadas  como cancerígenas, várias pessoas me procuraram pedindo orientação para preparar feijões gostosos sem as carnes.

     A resposta (para quase qualquer pergunta gastronômica) é sempre a mesma: especiarias, meu bem.

Combinam-se bem com os grãos os tradicionais alho e cebola e também as sementes de coentro e cominho em pó, o louro em folha fresca ou seca ou em pó, a assafétida em pó, além de salsa, cebolinha e coentro fresco picados (ou tudoissojunto). Você não vai encontrar essas especiarias em supermercados comuns, então, aproveite o fim de semana para visitar uma boa casa de especiarias e de divertir com esse novo mundo de possibilidades aromáticas! As especiarias, além de serem muito saborosas,  ajudam a amenizar os gases provocados pelos feijões (que quase impedem algumas pessoas de consumi-los). A assafétida, também conhecida como hingu, é uma resina dessecada extraída de rizomas e raízes de diferentes espécies de Ferula, uma especiaria tradicional na culinária ayurvédica, que confere um sabor picante muito especial aos feijões e tem ação carminativa (elimina gases), levemente laxativa e antiespasmódica (alivia cólicas intestinais). Não uso alho por uma intolerância pessoal e por saber, por experiência clínica, que muitos pacientes não o toleram também.
Os grãos secos de leguminosas (feijões, favas, lentilhas e grão-de-bico) apresentam em sua composição fatores antinutricionais. Dessa forma, devem ser submetidos a remolho e cocção ou germinação para inativar esses componentes nocivos e evitar a formação excessiva de gases.
As vagens, ervilhas, quando ainda verdes, assim como os brotos, são consideradas hortaliças e podem ser consumidas diretamente cruas ou refogadas.

Preparo de feijões secos:
Escolher os melhores grãos. Lavar em água corrente.

Remolho frio: deixar os grãos de molho em 3 partes de água fria de 8 a 12 horas. Desprezar a água do molho e lavar os grãos em água corrente antes de continuar a preparação.

Remolho quente: Cozinhar os grãos em 3 partes de água na panela de pressão por 3 minutos. Abrir, desprezar a água e finalizar a preparação de acordo com a dureza do grão (não é tão eficiente quanto o método anterior, mas, ainda assim é melhor do que não o fazer).

Após o remolho o volume dos grãos aumenta de 2 a 3 vezes e o tempo de cozimento se reduz consideravelmente. Dependendo da dureza do grão, o tempo varia de 5 a 15 minutos em panela de pressão e de 25 a 40 minutos em panela comum. Se a preparação exigir grãos inteirinhos (saladas e toppings), recomendo a cocção em panela comum para que se possa garantir a textura adequada.

A quantidade de água necessária também varia segundo o grão, mas, em geral, pode-se usar 2 partes de água para 1 de grão.

 Preparo os feijões da seguinte forma:
             Cozinho os feijões apenas em água e um pouco de sal (não precisa usar nenhuma gordura) em panela de pressão.

             Em outra panela refogo em um fio de azeite a cebola até ela ficar bem cozida, depois acrescento os temperos em pó e no final do refogado as folhas frescas picadas (sempre uso os talos picados). Depois acrescento o feijão cozido e deixo ele se incorporar aos temperos. Ajusto o sal nessa etapa final. Se necessário, retiro uma concha e bato no liquidificador (ou na própria panela com um mixer) para deixar o caldo mais encorpado.

Recomenda-se o consumo diário de 1 porção de leguminosas variadas juntamente com cereais integrais na proporção de 1 para 2 partes. Vegetarianos devem consumir 2 porções ao dia. Uma porção equivale a aproximadamente 1 concha de feijão cozido com 50% de caldo ou ½ concha sem caldo. No almoço dê preferência às formas mais consistentes de feijões (preto, carioquinha, grão-de-bico). No jantar, prefira as ervilhas, vagens, brotos e tofu, mais leves para a digestão.
Em SP, recomendo as especiarias do Grão Vizir e da Bombay.

Quem já comeu o meu feijão vegetariano e gostou levanta a mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário