sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Em sintonia com a estação

    
O nosso relógio biológico é regulado pelos ritmos e características da Mãe Natureza.
     Assim como o nosso corpo, toda matéria da natureza é composta pelos cinco elementos (éter, ar, fogo, terra e água). Estes formam o sistema tridosha (vata, pitta e kapha), o código biopsicoenergético que imprime características densas e sutis em todas as substâncias do planeta.  Os horários do dia, as fases da vida e as estações do ano carreiam atributos dos elementos (calor ou frio, secura ou umidade) que impactam a vitalidade, a potência digestiva e, portanto, a saúde física, mental e emocional. Cada um de nós abriga as forças destes três doshas porque todos são necessários para sustentar a vida. No entanto, um deles sempre se sobressai, predominando no modo de pensar, agir e reagir.
     Entender as qualidades dos ciclos da natureza em relação às qualidades de Vata, Pitta e Kapha, e viver em harmonia com os ritmos da natureza significa constantemente equilibrar a nossa ecologia interna com a impermanência do meio ambiente, adaptando a nossa rotina às variações climáticas e sazonais.
    
     Os períodos intersazonais são chamados de rutu sandhi. Eles correspondem aos 7 dias entre o fim e o começo das estações. A dieta é uma ferramenta importantíssima para reequilibrar o organismo quando afetado pelas variações climáticas. Neste intervalo, o regime alimentar correspondente à estação anterior deve ser descontinuado gradativamente e um novo regime deve ser adotado suavemente. A descontinuação repentina ou a brusca adoção de uma nova dieta pode provocar o surgimento de desequilíbrios, decorrente da não adaptação à mudança de hábito (asatmya). O inverso, a persistência de um mesmo hábito alimentar, indiferente das variações sazonais, também pode gerar o desequilíbrio dos doshas pela incompatibilidade da dieta com o clima.
    
     A primavera é a temporada de celebração à fertilidade, quando a Mãe Natureza desperta, brota e floresce colorindo e aromatizando o mundo.
A transição do frio para o calor úmido estimula intensamente a energia do biotipo Kapha, formado pelos elementos água e terra. Os atributos positivos desse dosha inspiram ao afeto, tolerância, compaixão, estabilidade, serenidade, vigor e resistência física. É um bom momento para estimular a fé, o perdão e distribuir abraços calorosos.

     O Kapha é responsável por nossa estrutura física, pela resistência do corpo, pela lubrificação das articulações, da umidade da pele, pela força biológica, vigor e estabilidade, pela retenção da memória, da energia do coração, dos pulmões e pela imunidade.
Pela intensidade da estação os atributos negativos de Kapha também podem se pronunciar, gerando alguns efeitos indesejáveis na forma de gripes, alergias, indisposições respiratórias, retenção de líquidos, inchaço, muco excessivo, indigestão, letargia, sentimentalismo, apego e avareza. Isso não quer dizer que só as pessoas com predomínio de Kapha serão afetadas. Todos temos os três doshas na nossa constituição e mesmo indivíduos predominantemente Pitta ou Vata podem sentir tais desconfortos em menor ou maior grau.

     Para equilibrar as energias da temporada, o Ayurveda sugere um conjunto de terapias preventivas de desintoxicação além de hábitos simples que podem ser adotados facilmente em benefício do bem estar.

     Para elaborar um plano adequado à sua constituição individual, é necessário visitar um profissional, mas, algumas dicas são gerais e você pode experimentar por conta própria lembrando-se de observar atentamente os efeitos.

     As terapias desintoxicantes como o Jala Neti e o Nasya são recomendadas para aliviar as vias respiratórias, assim como os prãnayãmas (exercícios respiratórios) que devem ser vigorosos como o kapãlabhãti que estimula a porção frontal do cérebro, a expiração e a limpeza das vias aéreas.

     A atividade física deve ser mais intensa, assim como a prática de Yoga ao ar livre. Deve-se evitar o sedentarismo – nada de passar longos períodos do dia sentado em frente ao computador.

     Ao banho, pode-se usar uma bucha vegetal para esfoliar a pele e estimular o sistema linfático, começando pelos pés e pernas, subindo para os braços e costas e finalizando no abdômen e tórax. O ritual se completa com uma automassagem com óleo de girassol.

     As massagens estimulantes como o Garshana (esfoliação com cânfora e ervas frescas) e Udwartana (esfoliação com pó de ervas) são propícias. A sauna também ajuda a eliminar a umidade excessiva.

     Não se deve dormir durante o dia, mas, deitar-se cedo, dormir por 7 horas e acordar cedo para praticar atividade física ao ar livre.

     As cores propícias para o período devem ser luminosas, vivas e fortes como vermelho, laranja, amarelo e dourado.

DIETA PARA A PRIMAVERA



     A dieta saudável deve sempre conter todos os grupos de alimentos  com predomínio de cereais como quinoa, painço e centeio; leguminosas como o feijão moyashi, o grão-de-bico e as ervilhas frescas;  hortaliças, especialmente as brássicas como o repolho, brócolis e couve-flor;  frutas frescas, castanhas e sementes com moderação e, para os onívoros (que ingerem alimentos de origem animal), muita moderação com o leite de vaca e seus derivados, assim como os  ovos e carnes. Porém, cada estação traz características intensas que podem ser aliviadas ou agravadas de acordo com a dieta.

     Dessa forma, alguns ajustes quantitativos e qualitativos podem ser úteis para manter o equilíbrio. É possível seguir a dieta de forma relaxada e gradativa. Ela nunca será perfeita, mas, pode ser nutritiva e enriquecedora. Além disso, as refeições nos trazem oportunidades de exercer a hospitalidade, de compartilhar, de desfrutar a companhia de pessoas queridas, de sentir prazer. 

     Na primavera, deve-se priorizar os alimentos amargos, adstringentes e picantes para auxiliar a remover o excesso de umidade do organismo. Em contrapartida, reduzir os sabores doce e salgado que causam acúmulo e estagnação de água no organismo. Recomenda-se evitar alimentos muito oleosos e doces (excesso de castanhas, bolos, cremes como chantili, sorvetes de massa, queijos gordurosos), ácidos (iogurte, vinagre), assim como o excesso de sal, laticínios e bebidas geladas e os alimentos muito processados.

     As especiarias ótimas para o período são o gengibre, mostarda preta, canela, açafrão-da-terra, feno-grego, pimenta do reio, cominho, coentro. Outras como alecrim, alho, assafétida, cardamomo, cravo, funcho, louro, manjericão, menta, noz moscada, orégano, salsa, sálvia e tomilho também podem enriquecer a dieta. O limão é considerado uma especiaria digestiva e destoxificante.
Recomenda-se como  desjejum um chá morno com 1 xícara de água, suco de ¼ de  limão e 1 colher de chá de mel.

     O chá de eucalipto é bem vindo para aliviar o sistema respiratório. Hibiscos, rosas e dente de leão são indicados para aliviar a retenção de líquidos. O chá verde é adstringente e auxilia a digestão das gorduras.

     Pode-se fazer monodieta de um dia com suco de maçã e vegetais, romã ou de berries como amoras, framboesas e mirtilo. Preferir a maçã, aipo, alcachofra, bardana, brotos, alface, cogumelos, cenoura, espinafre, evitando o melão, banana e pepino.

     É tempo de explorar os vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, couve, mostarda, repolho, rabanete – temperados com gengibre), assim como as leguminosas (grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, favas e feijões – temperadas com louro e assafétida).

     Prefira os cereais integrais aos refinados – arroz integral, quinoa, cevada, trigo sarraceno e painço.
Após as refeições principais, pode-se beber chá de gengibre ou canela com uma pitada de pimenta do reino.

     Moderação com o leite de vaca e derivados, de preferência orgânicos.

     O mel é adstringente, um excelente pacificador da energia kapha e pode fazer parte dos chás e bebidas (não deve ser fervido).

     O tofu é um “queijo” derivado de soja, com pouca energia (kcal) e rico em cálcio, um substituto temporário e parcial aos laticínios.

     Ao final da primavera, quando o calor se intensificar, a dieta deve gradualmente se tornar mais resfriante para evitar o agravamento da energia de fogo, Pitta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário