SHAMANA DE INVERNO



     Olá. Esta proposta é sobre o shamana, um tratamento ayurvedico de pacificação dos doshas, equilíbrio do agni, eliminação de toxinas (ama) e modulação da microbiota intestinal. 
     
     O programa ocorrerá na transição da próxima estação (de 17 a 26 de junho), em formato de semi retiro domiciliar. A Nutricionista Marise Berg conduzirá os encontros virtuais (com todo o grupo). As consultas e acompanhamentos individuais serão conduzidos pela Nutricionista Miriam Loiola.
  
     As inscrições estarão abertas entre 25/05 e 05/06. A Nutricionista Miriam Loiola estará à disposição a partir da segunda-feira 08/06 para consultas online de orientação da dietoterapia e da rotina. Ao longo da semana, ela terá 15 minutos diários de contato individual para esclarecer as dúvidas e avaliar a evolução particular de cada paciente. Com exceção das massagens, as outras atividades serão realizadas na sua própria casa sob a nossa orientação.
    
     Essa é uma oportunidade para fazer uma pausa, desligar o piloto automático e organizar a rotina, cultivando sementes de bem estar para a próxima estação.

  • QUANTO TEMPO DURA O PROGRAMA? 2 semanas. 
  • DATA DO PROGRAMA? De 17 a 26 de junho.
  • ONDE É O PROGRAMA? Na sua casa.
  • HORÁRIO DO PROGRAMA? Os encontros virtuais serão às terças às 19 h e quinta às 19 h.  As consultas serão online em função da quarentena. 
  • VALOR DO INVESTIMENTO? R$650 por participante. 
  • APOSTILA DO ALUNO: Material com orientações completas sobre a dietoterapia, terapias caseiras de sustentação, textos de apoio e lista de compras.
  • ÁUDIO VISUAL: Vídeos e áudios para orientar todo o processo.
  • GRUPO DE WHATSAPP: Grupo de suporte com as Nutris durante todo o programa.

Antes de se engajar no programa, assista ao vídeo de apresentação (12:05 min)

Ah, o programa é exclusivo para os meus pacientes, peço que não compartilhe essa comunicação com quem ainda não se consultou comigo.




* As massagens são recursos terapêuticos da Ayurveda. Mas, devido às restrições da quarentena pelo COVID, pode não ser possível se movimentar para atividades presenciais. Nesse caso, reforçaremos as práticas individuais que podem ser feitas em casa.

CRONOGRAMA

Até 05/06

Inscrições

02/06 – 19 h

Encontro virtual pelo Zoom com as Nutris Marise Berg e Miriam Loiola

De 08 a 12/06

Consultas com a Nutri Miriam Loiola

Entrega das orientações do programa

09/06 – 19 h

Encontro virtual pelo Zoom com as Nutris Marise Berg e Miriam Loiola

De 17 a 19/6

Dieta ama pachana

* 2 massagens (abhyanga ou drenagem linfática), sendo 1 recomendada na véspera da purgação

De 20 a 21/6

Purgação caseira e dieta sansarjana krama

Fim de semana de “rainha/rei” (sem sair de casa no sábado e descanso no domingo)

De 22 a 26/6

Dieta antiama

* Massagens (opcionais)

Enemas caseiros ou bastis (com o terapeuta ayurveda de sua preferência)

Orientações de rotina para a estação (a definir individualmente)

Encerramento do programa

25/6 – 19 h

Encontro virtual pelo Zoom com as Nutris Marise Berg e Miriam Loiola


Depósito ou transferência bancária para:
Miriam Siqueira Loiola – CPF 069.908.816-07 – Banco Santander (033) – Agência 3248 – Conta Corrente Individual 01054577-8.
Envie comprovante de pagamento para Miriam Loiola pelo WhatsApp (11-98642-4904) ou e-mail (miriamloiola@yahoo.com.br).

Política de cancelamento e reembolso
Antes da consulta com a Miriam – devolução de 100% dos valores pagos.
Depois da consulta com a Miriam – pagamento de multa de 30% do valor do programa.
Depois do início do programa (1º dia de ama pachana) – não haverá devolução dos valores pagos.

Para seu melhor aproveitamento, recomendamos que apenas entre para o programa se tiver disponibilidade para: 

- Preparar todas as refeições na hora ou levar marmita para o trabalho, tendo estrutura de planejamento e organização da alimentação suficiente, não dependendo de comer fora em restaurantes (especialmente nos primeiros 5 dias do período); 

- Fazer as meditações, procedimentos corporais propostos (mesmo que não todos e nem todos os dias); 

- Ser ativo(a) fisicamente no dia-a-dia ou fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana (na intensidade adequada para você, preferencialmente de leve a moderada) para o bom funcionamento do organismo e resposta adequada ao tratamento; 

- Preencher os diários de auto-observação para que possamos acompanhar sintomas e sua evolução, para podermos fazer os ajustes necessários personalizados para você e você ter um período tranquilo, que realmente agregue positivamente à sua saúde; 

- Providenciar os suplementos nutricionais, fitoterápicos e alimentos indicados para a execução do programa;

Este período deve ser de estresse reduzido (emocional, carga de trabalho, eventos sociais etc.);
Não é bom que, neste período, haja confraternizações entre amigos e familiares de modo que possa prejudicar o seguimento do programa;

No caso de alguma doença não controlada, nos consulte sobre a possibilidade de participar do programa. Se houver alguma restrição alimentar específica, nos avise.

O programa é contraindicado para: criança, gestante, parturiente ou lactante, idoso, pessoas com baixo peso, anorexia, febre, gripe, qualquer tipo de infecção na fase aguda, diarreia, hemorragia, tomando antibiótico, convalescente de cirurgia, pessoas em dieta com restrição de carboidrato, mulheres em amenorreia. Hipertensos e portadoras de doenças cardiovasculares não devem se submeter à dieta sem acompanhamento de um médico com especialização em Ayurveda.
A purgação é contraindicada em caso de: fissura anal, sangramento retal, febre crescente, úlceras do intestino delgado ou grosso, prolapso do reto, diarreia, hemoptise (escarro de sangue), doença de Crohn, DMI, imunodeprimidos, com comprometimento cardíaco e renal, em estado de hipermagnesemia e na insuficiência respiratória grave.

A dieta pode ser seguida durante o ciclo menstrual, mas, as outras atividades não: purgação, massagem, enemas ou bastis.

As orientações oferecidas no programa não se destinam a curar doenças e não substituem as orientações médicas e nem os medicamentos prescritos por eles.

 Marise Berg

Nutricionista CRN-3 41382

Miriam Loiola

Nutricionista CRN-3 24558